últimas notícias

Matéria do Globo Esporte sobre o Valério desperta paixão
Reportagem do Globo Esporte resgata o clube e mexe com sentimento itabirano

Por José Norberto

Distante apenas 100 km da capital mineira, Itabira do Mato Dentro é, sem dúvida, uma referência no estado de Minas. Considerada hoje, um dos pólos mais importantes do setor mineral, educacional, cultural e econômico do estado, a cidade quer de volta o seu protagonismo. Principalmente, no futebol brasileiro. A exemplo da exportação do minério, considerada uma alavanca para a economia do município de Itabira, o esporte anda lado a lado na vida das pessoas da cidade e sofre com a atual situação do clube. Por isso, o município prescinde de seu espaço no futebol mineiro, que tanta alegria tem proporcionado aos seus torcedores itabiranos e mineiros.

A reportagem produzida pelo jornalismo do programa Globo Esporte e levada ao ar no último dia 4, terça-feira, no horário do almoço, pegou os telepectadores, especialmente o município de Itabira, de surpresa e muitos até boquiabertos com o espaço dedicado ao Valério.

A cobertura esportiva com um material substancial comanda pela a equipe da Globo, passeou pelos diversos aspectos da vida clubística do Valeriodoce, valorizando a cultura e a poesia do poeta Carlos Drummond de Andrade, a tradição histórica dos casarios, o turismo com suas riquezas naturais (rural e mineral).

Destaque para a mineradora Vale (antiga Cia Vale do Rio Doce) e, claro, o Esporte desde a glória dos bons tempos de disputa que relembrou a vitória do Valério sobre o Botafogo de Garricha não podia ter ficado de lado.

A parte mais triste reserva-se, no entanto, para o desolado quadro em que se encontra a atual agremiação na 3ª Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol, que insiste e resiste às ações do tempo para manter o clube em pé.

Mas, com tudo isso, é bom lembrar que mesmo fora das competições do futebol estadual, o time do Valério encontra-se na 137ª colocação no ´ranking´ dos times melhores posicionados no futebol do país e continua mantendo acessa a chama da volta à 1ª Divisão da Categoria Principal do Futebol Mineiro.

É bom que se diga, ainda, que o Valeriodoce Esporte Clube apesar dos parcos investimentos financeiros que possui para  administrar os compromissos do clube, pouco fica a dever nas questões físicas e estruturais aos grandes agremiações do país. Muitos deles não possuem um Centro de Treinamento, como oferece o Valério aos seus atletas.

Sem perder o otimismo em relação ao futuro, a Diretoria, o Conselho Fiscal e a recente criada Associação Amigos do Valério, não se deixam abater com a onda de pessimismo que existe no município.

Focados na formação de uma equipe forte através das categorias de base, a meta da diretoria do Clube é voltar ao cenário esportivo nacional. Para isto, o caminho natural é a formação num futuro breve, de um time capaz de conquistar a volta à 1ª divisão do campeonato mineiro e, para a alegria do torcedor itabirano, voltar a fazer estremecer o estádio Israel Pinheiro e encarar de peito aberto, os adversários que tem no clube, o respeito pelo seu valor dentro do esporte nacional.

BomSussesso
Frigorifico Central
Edesilvia
Real Aluminio
Valeriodoce Esporte Clube. Todos os direitos reservados. E-mail: contato@clubevaleriodoce.com.br E-mail Site Ouro!